Há seis anos, Araguari (MG) se destaca em Minas Gerais na comercialização de tomates gourmet, com a produção de 18 t por dia. Em cada estufa são cultivados 2,5 mil pés a custo de R$ 25 por planta, que produz entre 4 kg e 7 kg da fruta. A empresa Trebeschi, criada há quase 19 anos, é a responsável pela produção e conta com monitoramento por computador para controlar a umidade, a temperatura e a necessidade de irrigação.
Quando a planta necessita de mais água, automaticamente, se inicia a irrigação gota a gota. Segundo o diretor presidente da Trebeschi, Edson Trebeschi, o sistema confere mais economia de água porque evita o derramamento em excesso. “Assim promovemos a sustentabilidade que está presente em todos os processos dentro da empresa.”
Outra prática sustentável é a utilização da água da chuva para a irrigação. Parte do que escorre pela estufa é captada por canos para um reservatório forrado com lona, coberto e cercado para evitar contaminações e acidentes. “Isso nos fez passar por 120 dias de seca mantendo a irrigação normal”, disse Trebeschi. A capacidade total de um reservatório é de 5 milhões de litros, uma quantidade recorde no Brasil.
Os tomates gourmet são pré-selecionados por uma máquina importada da Itália, depois separados manualmente, lavados e levados a um ambiente refrigerado onde recebem embalagem personalizada para comercialização. A embalagem recebe selo de rastreamento que, entre outras coisas, identifica o local de produção e o agrônomo responsável. Depois da colheita, cerca de 70 pessoas trabalham no processo em um dos galpões de 4 mil m². Do total diário, 3% das frutas são descartadas por apresentarem fissuras nas cascas.
Variedade foi importada do japão e levou 8 anos para se adaptar ao clima
Entre os tipos de tomate gourmet produzidos pela empresa Trebeschi, em Araguari, destaca-se a variedade Sweet Grape trazida do Japão. “Levamos oito anos para adaptar esta variedade ao clima e ao solo. Quisemos trazer a fruta por ser mais doce do que o tomate convencional. Ele apresenta nível 7 de doçura, quando os outros apresentam, em média, nível 2,5”, disse o diretor presidente da Trebeschi, Edson Trebeschi.
Produto é levado ao mercado nacional e América do Sul
A produção de tomates da Trebeschi no Triângulo Mineiro possui plantação de 60 mil ha com oito tipos diferentes do fruto, além do gourmet, plantados ao ar livre. Ao todo são produzidas 282 t por dia. Desde 1994, o diretor presidente da Trebeschi, Edson Trebechi, expandiu a produção para outros estados como Goiás, São Paulo e Santa Catarina. Lugares onde a empresa também mantém as produções de tomate convencional e gourmet, que são levadas ao mercado nacional por meio de caminhões refrigerados de acordo com a demanda e exportados para os países da América do Sul. Uma porcentagem da comercialização é produzida em parceria com pequenos produtores, o que equivale a cerca de 40% dos tomates convencionais e 10% dos gourmet.
Fonte: Correio de Uberlândia