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Trebeschi cresce com diversificação e aposta em novas tecnologias


Trebeschi cresce com diversificação e aposta em novas tecnologias

A seca registrada nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais no início deste ano, que provocou queda de 10% na safra brasileira de tomates, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), não atingiu a Trebeschi Tomates. A empresa deve manter em 2015 sua taxa tradicional de crescimento, que oscila entre 10% e 15% ao ano, na produção e comercialização do tomate.

O resultado é consequência de um bom planejamento. Para se prevenir contra a falta de água, a empresa investiu R$ 600 mil ao longo dos últimos quatro anos na instalação de sistemas de captação de água da chuva. “Queríamos garantir o abastecimento das estufas em períodos críticos, sem a necessidade de retirar água do subsolo”, afirma Edson Trebeschi, presidente e fundador da companhia.

Atualmente, os reservatórios próprios têm capacidade para armazenar 20 milhões de litros de água da chuva. “No início do ano, tivemos problemas com a seca como todos os produtores do País, mas a água armazenada garantiu o abastecimento e conseguimos manter os níveis de produtividade”, conta.

A Trebeschi atingiu a posição de maior comercializadora nacional de tomates investindo em inovação e diversificação. A companhia, que trabalha em parceria com 60 produtores em diversas regiões do País, oferece ao mercado dez diferentes variedades de tomate, além de pimentões, soja e milho. O foco em inovação faz a Trebeschi desembolsar cerca de R$ 400 mil por ano no desenvolvimento de variedades originais. Só este ano, pesquisa 30 novos produtos.

Uma das novidades dos últimos anos foi a produção do tomate Intense, desenvolvido pela unidade Bayer Vegetable Seeds, braço de sementes da Bayer CropScience, que tem como principal característica a menor quantidade de água: cerca de 70% menos em relação às cultivares tradicionais. O fruto enxuto torna mais prática a confecção de saladas e sanduíches.

Os carros-chefes são o sweet grape e os exóticos, como o de rama e o amarelo. Para 2016, a empresa pretende lançar quatro novas variedades de tomates. A companhia pesquisa também novos itens para a linha de hortaliças premium, de mais valor agregado.

História da Empresa

A Trebeschi Tomates foi fundada em 1994. O objetivo inicial era atender os agricultores que tinham seus produtos comercializados por meio da Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), que encerrou as atividades naquele ano. Edson, que era funcionário da CAC, abriu a empresa e ampliou a lista de fornecedores.

Após oito anos, adquiriu sua primeira área, com mil hectares, em Uberaba (MG), na contramão do mercado, que tinha no estado de São Paulo os principais polos produtores de tomate.

Em pouco tempo, transformou o triângulo mineiro numa das maiores regiões produtoras, com a aquisição de terras em Catalão, Monte Carmelo e outras cidades de Minas. “Mudamos o cenário do tomate no Cerrado. Havia preconceito de que aqui as terras eram fracas”, diz o executivo. Ele não revela o tamanho da área própria atual, mas garante que cresceu mais de 1.000% nos últimos vinte anos.

“Acreditamos no negócio e passamos a investir em tecnologia. Fomos os primeiros a importar uma máquina de seleção de tomates”, lembra Trebeschi. O investimento, feito há dez anos, foi um divisor de águas na história da empresa. “Passamos a atender os consumidores com mais qualidade”.

Além disso, a Trebeschi Tomates revolucionou seu sistema logístico, vendendo diretamente do Triangulo Mineiro para o resto do País. “Antes, vendíamos para São Paulo, que, por sua vez, redistribuía para outros estados. Essa logística gerava perdas e custos altos”, lembra.

A mudança na logística incluiu a modernização das embalagens e a compra de caminhões refrigerados. Hoje, conta com uma frota própria de 25 caminhões e o apoio de dezenas de terceirizados. O investimento em caixas plásticas e de papelão, no lugar das caixas de madeiras (comuns nos atacadistas), permitiu à Trebeschi reduzir o nível de perdas de 15% para cerca de 4% do volume transportado.

A venda de pacotes fracionados, ao invés do granel, também foi fundamental para agregar valor e reduzir perdas. Segundo o empresário, toda produção é rastreada e as embalagens contêm um código de barras com as informações do produto desde a lavoura até o ponto de venda.

Diversificação

Os tomates da Trebeschi são vendidos nas principais capitais do País e também nos países do Mercosul. Seguindo a estratégia de diversificação dos negócios, a Trebeschi adquiriu no final do ano passado uma estrutura de armazéns, que já está operando como prestador de serviços para produtores do triângulo mineiro. Mas o objetivo principal é entrar para o mercado internacional de grãos. “Acredito que em, no máximo, duas safras estaremos exportando soja e milho”, afirma.

O investimento no setor de grãos começou com a aquisição de uma grande área de produção de soja e milho de um dos parceiros da Trebeschi. O executivo, no entanto, é cauteloso em suas expectativas em relação à trading. “Diversificar é importante, mas não podemos perder o foco. Temos muitos colaboradores que dependem da nossa atuação no mercado de tomates”, diz.

Fonte: Rede Agro Services



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